Dúvidas frequentes para psicólogos

O que é preciso para atender online na Telavita?


Para atender online, o profissional precisa ser graduado em Psicologia, possuindo um CRP ativo. A nova resolução exige o cadastro do psicólogo que queira atender online no website e-Psi, para que o público possa consultar se o profissional está apto e seguindo a ética da profissão.


O foco atual da Telavita é atender à Planos e Operadoras de Saúde, por isso, é primordial que o psicólogo que queria atender na Telavita possua CNPJ. Uma vez que você abra horários para atender aos planos e operadoras, de acordo com nossas oportunidades, seu perfil fica aberto também para o público geral, para atendimento particular.


As sessões são realizadas através da nossa plataforma, em salas virtuais, individuais e criptografadas, proporcionando segurança e qualidade aos atendimentos. Tanto o paciente quanto o psicólogo tem logins para ter acesso à plataforma e, os psicólogos, têm seu perfil pessoal com informações profissionais e de atendimento.

Em quais horários posso atender?


O profissional fica livre para montar a sua agenda, sem limites ou restrições de horário, criando seus horários de acordo com o seu fuso local e podendo abrir novos horários inclusive de madrugada e aos finais de semana. 

O profissional receberá um sms e um e-mail avisando sobre cada novo agendamento.

Quanto posso cobrar? Pago um valor para a Telavita?


Para os atendimentos particulares, o profissional fica livre para escolher o valor da sua sessão, a partir do valor mínimo de R$ 90,00. Trabalhamos com um repasse referente ao valor das sessões que o psicólogo atender. Fazemos uma listagem dos atendimentos realizados pelo profissional ao longo do mês e, no oitavo dia útil do mês seguinte, fazemos o repasse do valor, já descontando a porcentagem da Telavita. Nesta modalidade de atendimento, é a Telavita que emite a nota contra o psicólogo, pela cessão da sala virtual.


Para os atendimentos aos Planos e Operadoras de Saúde, o valor é determinado de acordo com cada oportunidade e o profissional emite uma nota fiscal sobre a prestação do serviço e nós faremos o repasse do pagamento seguindo as normas de cada convênio. 


Nós não trabalhamos com cobranças de mensalidade, taxa de adesão ou tempo mínimo de associação. 


É importante ressaltar que são dois tipos de prestação de serviços: para o atendimento particular, você contrata a Telavita como intermediadora de serviço, e para o atendimento aos planos de saúde, nós contratamos o serviço como clínica psicológica.

Preciso emitir recibo?


Para os atendimentos particulares, sim. A Telavita é uma plataforma que intermedia a conexão entre você e o paciente e, por este motivo, a atividade da empresa está como intermediadora de serviços e não como clínica psicológica. O psicólogo associado contrata a Telavita e paga uma taxa para a utilização do consultório digital completo.

 

Com base nisso, os recibos de atendimento devem ser emitidos pelo psicólogo no valor total da sessão, pois o paciente realiza a sessão com o psicólogo (profissional de saúde) e não com a plataforma. Vale lembrar que o recibo geralmente é utilizado para reembolso no convênio médico ou para imposto de renda, sendo importante constar o CPF ou CNPJ do psicólogo. O tipo de atendimento registrado poderá ser: consulta psicológica.

 

Em contrapartida, a Telavita emite uma nota fiscal para o psicólogo com o valor das taxas cobradas no final do mês. Essa nota poderá ser utilizada no balanço contábil do psicólogo como custo, e dessa forma abater no IR. É importante que converse com o seu contador sobre isso. Esse processo é equivalente ao que acontece no consultório físico, pois o psicólogo tem custo com a estrutura, telefone, secretária, mas não repassa o valor para o paciente, que já está incluído no valor, mas consegue abater no fechamento contábil.


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